segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Cardápio - Parte 3

Para finalizar o cardápio, nos inspiramos na região da Cantábria, uma região montanhosa da Espanha com larga criação de gado e produção láctea, por lá são comuns produções que utilizam leite e ovos. Facilmente encontram-se nos cardápios flans e pudins embebidos em leite e ovos e posteriormente fritos. Seguindo este costume, optamos por combinar a tradicional rabanada com algumas outras produções muito saborosas e amplamente difundidas na Espanha, como o creme catalão e figos flambados em jerez.

Rabanada com figo flambado e creme catalão.

Creme Catalão

Rabanada:

300g de Brioche de forma

300 ml de leite integral

2 ovos

500 ml de azeite de oliva espanhol empeltre

Açúcar e canela para polvilhar


Figo flambado

1 caixa de figos frescos

20g de manteiga integral

50g de açúcar refinado

200 ml de jerez


Creme catalão

1 l de creme de leite fresco

1 limão tahiti

1 pau de canela

2 gemas

200g de açúcar

Preparo:

Corte o brioche sem casca, com um aro redondo, em 6 fatias de 1,5cm de espessura. Umedeça cada fatia no leite com açúcar e depois passe nos ovos batidos. Frite no azeite até dourar. Escorra em papel-toalha e polvilhe com açúcar e canela em pó, ainda quente.

Corte os figos em 4 e aqueça-os na manteiga. Adicione o açúcar. Quando dissolver, regue com Jerez e flambe até a chama apagar. Retire de fogo.

Ferva o creme de leite com a casca do limão e o pau de canela. Bata na batedeira, até ponto de fita, as gemas com o açúcar. Tempere as gemas com o creme de leite, para que não cozinhem. Misture tudo, cuidadosamente.

O Cardápio - Parte 2

Como prato principal, escolhemos o bacalhau ao pil-pil com terra de azeitonas pretas. A técnica utilizada na execução deste prato é típica do País Basco, que consiste em confitar o bacalhau com movimentos repetitivos da caçarola, para manter a temperatura do azeite e formar seu molho. É brilhante a formação deste molho, pois o azeite, aromatizado com alho, somado à gelatina que se solta da pele do bacalhau e aos movimentos em que se incorpora ar, forma um tipo de maionese, com os sabores do alho e do bacalhau. Temos assim um peixe úmido em ponto perfeito e um molho untuoso e saboroso.

Sem mais delongas, ai vai a receita:

Bacalhau ao pil-pil


Ingredientes:

1,200g de bacalhau dessalgado com pele

350 ml de azeite de oliva espanhol picual

60g de alho

Sal

200g de azeitonas pretas

50g de farinha de rosca

Preparo:
Apare o bacalhau, retire os espinhos e porcione em 6 postas de 200g. Aqueça o azeite em uma sautoir grande e doure o alho em lâminas finas. Retire com uma escumadeira e escorra em papel-toalha. Distribua as postas no azeite e confite o bacalhau mexendo a sautoir sempre, sem deixar que o azeite fique muito quente. Retire o bacalhau quando pronto e reserve em local aquecido. Bata o azeite com um fouet até obter uma maionese. Ajuste o sal. Para a terra de azeitonas pretas basta retirar os caroços das azeitonas e levá-las ao forno em temperatura baixa até desidratarem. Quando desidratadas, batê-las no liquidificador junto com a farinha de rosca.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Cadápio - Parte 1

Antes de abordar a viagem pensei em compartilhar o cardápio que nos levou até a Espanha. Nossa principal missão no concurso seria harmonizar os partos com os mais diversos tipos de azeites utilizados por lá. Mesmo não sendo obrigados a focar na culinária espanhola, buscamos utilizar o que é de mais tradicional em sua gastronomia.

Vou começar com a entrada. Cinco difrentes tapas foram servidas como finger food. Para quem não sabe o que são as taspas e finger food, clique aqui e descubra um pouco mais sobre as tapas e aqui para saber um pouco mais sobre os famosos finger food.

As tapas:


 
Gazpacho

Ingredientes:
100g de pimentão verde
120g de pimentão vermelho
50g de pepino japonês
50g de tomate maduro
10 ml de vinagre de vinho branco
10 ml de azeite de oliva espanhol cornicabra
Sal e pimenta do reino preta a gosto

Preparo:
Retire o miolo e as sementes dos pimentões, a pele e as sementes do pepino e o olho do tomate. Reserve uma parte do pimentão verde para decoração, cortado em cubos pequenos. Bata o restante dos ingredientes no liquidificador e ajuste o tempero com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Peneire e leve para refrigerar. Rende de 6 a 8 porções servidas em copos de licor.


Batatas Bravas

Ingredientes:
300g de batata
1 gema
150 ml de azeite de oliva espanhol hojiblanca
5g de pimenta tabasco
5g de páprica picante
Gordura hidrogenada para fritar

Preparo:
Descascar e cortar as batatas. No caso da foto a batata foi cortada com o auxílio de um vazador redondo e seu interior foi retirado com um boleador. Preparar a maionese com a gema, o azeite e temperá-la com a pimenta tabasco e a páprica. Fritar as batatas na gordura hidrogenada. Salgar a batata e servir com a maionese preciamente preparada.


Tortilla de chorizo

Ingredientes:
300g de batata
100 ml de azeite de oliva espanhol farga
2 ovos
60g de chorizo
Sal a gosto

Preparo:
Frite por 5 minutos as batatas em rodelas finas em 50 ml de azeite espanhol farga. Tempere com sal. Bata os ovos com o auxílio de um fouet e junte as batatas. Aquesça o azeite restante em uma frigideira e adicione o preparo e distribua por cima o chorizo sem pele cortado em cubos pequenos. Quando começar a dourar, vire a tortilla e frite do outro lado.

Pão com tomate

Ingredientes:
1 Pão tipo ciabatta
200g de tomate maduro
30 ml de azeite de oliva espanhol lechín de Sevilla
Sal e pimenta do reino preta a gosto

Preparo:
Cortar o pão em rodelas médias e asse em forno pré-aquecido a 160ºC até que esteja levemente dourado e crocante. Corte os tomates ao meio e rale-os até chegar à pele. Tempere com sal e pimenta. Passe a polpa do tomate na torrada ainda quente regue um fio de azeite.


Tomate cereja recheado com favas e anchovas

Ingredientes:
60g de favas congeladas
10 ml de azeite de oliva espanhol picudo
60g de anchovas
200g de tomate cereja
Salsinha fresca
Sal e pimenta do reino preta a gosto

Preparo:
Escalde as favas congeladas e saltei-as em uma frigideira com azeite. Tempere com sal e pimenta. Adicione as anchovas e desligue o fogo. Salpique a salsinha finamente picada e ajuste os temperos. Escaldar os tomates em água quente por 10 segundos. Retire a pele e as sementes do tomate, sem perfurá-los. Rechear os tomates com a mistura de favas e anchovas.


Agora vai...

Vamos colocar esse blog para funcionar!
Nos próximos dias, alguns posts sobre a minha viagem para Espanha. Espero que gostem e tenhum uma pequena noção do que essa experiência foi para mim.
Até o próximo post!
Related Posts with Thumbnails