sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Cadápio - Parte 1

Antes de abordar a viagem pensei em compartilhar o cardápio que nos levou até a Espanha. Nossa principal missão no concurso seria harmonizar os partos com os mais diversos tipos de azeites utilizados por lá. Mesmo não sendo obrigados a focar na culinária espanhola, buscamos utilizar o que é de mais tradicional em sua gastronomia.

Vou começar com a entrada. Cinco difrentes tapas foram servidas como finger food. Para quem não sabe o que são as taspas e finger food, clique aqui e descubra um pouco mais sobre as tapas e aqui para saber um pouco mais sobre os famosos finger food.

As tapas:


 
Gazpacho

Ingredientes:
100g de pimentão verde
120g de pimentão vermelho
50g de pepino japonês
50g de tomate maduro
10 ml de vinagre de vinho branco
10 ml de azeite de oliva espanhol cornicabra
Sal e pimenta do reino preta a gosto

Preparo:
Retire o miolo e as sementes dos pimentões, a pele e as sementes do pepino e o olho do tomate. Reserve uma parte do pimentão verde para decoração, cortado em cubos pequenos. Bata o restante dos ingredientes no liquidificador e ajuste o tempero com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Peneire e leve para refrigerar. Rende de 6 a 8 porções servidas em copos de licor.


Batatas Bravas

Ingredientes:
300g de batata
1 gema
150 ml de azeite de oliva espanhol hojiblanca
5g de pimenta tabasco
5g de páprica picante
Gordura hidrogenada para fritar

Preparo:
Descascar e cortar as batatas. No caso da foto a batata foi cortada com o auxílio de um vazador redondo e seu interior foi retirado com um boleador. Preparar a maionese com a gema, o azeite e temperá-la com a pimenta tabasco e a páprica. Fritar as batatas na gordura hidrogenada. Salgar a batata e servir com a maionese preciamente preparada.


Tortilla de chorizo

Ingredientes:
300g de batata
100 ml de azeite de oliva espanhol farga
2 ovos
60g de chorizo
Sal a gosto

Preparo:
Frite por 5 minutos as batatas em rodelas finas em 50 ml de azeite espanhol farga. Tempere com sal. Bata os ovos com o auxílio de um fouet e junte as batatas. Aquesça o azeite restante em uma frigideira e adicione o preparo e distribua por cima o chorizo sem pele cortado em cubos pequenos. Quando começar a dourar, vire a tortilla e frite do outro lado.

Pão com tomate

Ingredientes:
1 Pão tipo ciabatta
200g de tomate maduro
30 ml de azeite de oliva espanhol lechín de Sevilla
Sal e pimenta do reino preta a gosto

Preparo:
Cortar o pão em rodelas médias e asse em forno pré-aquecido a 160ºC até que esteja levemente dourado e crocante. Corte os tomates ao meio e rale-os até chegar à pele. Tempere com sal e pimenta. Passe a polpa do tomate na torrada ainda quente regue um fio de azeite.


Tomate cereja recheado com favas e anchovas

Ingredientes:
60g de favas congeladas
10 ml de azeite de oliva espanhol picudo
60g de anchovas
200g de tomate cereja
Salsinha fresca
Sal e pimenta do reino preta a gosto

Preparo:
Escalde as favas congeladas e saltei-as em uma frigideira com azeite. Tempere com sal e pimenta. Adicione as anchovas e desligue o fogo. Salpique a salsinha finamente picada e ajuste os temperos. Escaldar os tomates em água quente por 10 segundos. Retire a pele e as sementes do tomate, sem perfurá-los. Rechear os tomates com a mistura de favas e anchovas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts with Thumbnails