segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Cardápio - Parte 3

Para finalizar o cardápio, nos inspiramos na região da Cantábria, uma região montanhosa da Espanha com larga criação de gado e produção láctea, por lá são comuns produções que utilizam leite e ovos. Facilmente encontram-se nos cardápios flans e pudins embebidos em leite e ovos e posteriormente fritos. Seguindo este costume, optamos por combinar a tradicional rabanada com algumas outras produções muito saborosas e amplamente difundidas na Espanha, como o creme catalão e figos flambados em jerez.

Rabanada com figo flambado e creme catalão.

Creme Catalão

Rabanada:

300g de Brioche de forma

300 ml de leite integral

2 ovos

500 ml de azeite de oliva espanhol empeltre

Açúcar e canela para polvilhar


Figo flambado

1 caixa de figos frescos

20g de manteiga integral

50g de açúcar refinado

200 ml de jerez


Creme catalão

1 l de creme de leite fresco

1 limão tahiti

1 pau de canela

2 gemas

200g de açúcar

Preparo:

Corte o brioche sem casca, com um aro redondo, em 6 fatias de 1,5cm de espessura. Umedeça cada fatia no leite com açúcar e depois passe nos ovos batidos. Frite no azeite até dourar. Escorra em papel-toalha e polvilhe com açúcar e canela em pó, ainda quente.

Corte os figos em 4 e aqueça-os na manteiga. Adicione o açúcar. Quando dissolver, regue com Jerez e flambe até a chama apagar. Retire de fogo.

Ferva o creme de leite com a casca do limão e o pau de canela. Bata na batedeira, até ponto de fita, as gemas com o açúcar. Tempere as gemas com o creme de leite, para que não cozinhem. Misture tudo, cuidadosamente.

Um comentário:

  1. Obaaaa, tem receitinha!!! Essa torradinha com tomate... e a batata quentinha com maionese...hummm!

    Cadê os seguidores? O header tah show!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

Related Posts with Thumbnails