domingo, 11 de julho de 2010

Festa anos 80


A mais queridinha das festas temáticas hoje em dia é a dos anos 80. A década perdida atrai cada vez mais a atenção de quem quer comemorar com estilo seu aniversário e até mesmo sua festa de casamento. As dúvidas de quem quer preparar uma festa digna dos 80 são grandes. O que vestir? O que tocar? Como decorar? Mas a mais importante de todas é o que servir?

A última das dúvidas será abordada aqui no blog, mas se você assim como muitos quer saber as respostas para as outras perguntas, clique aqui e aqui e leia o que o blog Dicas para Festas tem a dizer.

Nos anos 80 o boom gastronômico que vemos hoje em dia não era nada comum nas festas, que em muito se diferenciam das que vemos hoje por ai. Os comes e bebes eram bem mais simples e sem a polpa e a elegância exigidas nos dias atuais.

Sem mais delongas vamos ver o que atraia o paladar dos convidados há 30 anos.

O sanduíche de atum em pão de forma era muito comum nas festas dos anos 80 e 90. Simples e bastante saboroso dividia a cena com o sanduíche de carne louca, também popular na época e ainda encontrado em algumas festas. Lembro que na minha infância em algumas festas serviam pipoca em saquinhos. O bolo salgado de pão de forma, sempre estava presente e os recheios eram os mais diversos, frango, atum, embutidos, como salame e com bastante maionese. Os salgados fritos e assados, nunca ficaram de fora das comemorações, ainda hoje são encontrados nas mais diversas festas e nunca perderam seu encanto, afinal, quem não gosta de uma coxinha?
Fazendo companhia a mais popular dos salgados estavam os risoles, as bolinhas de queijo, as empadinhas, esfihas e tantos outros.

Sacanagem, assim era conhecido o petisco servido em palitos de dente e espetados em bolas de alumínio. Os componentes do petisco eram os mais variados, salsicha, cenoura, queijo, azeitona, embutidos, pimentão, em cada festa uma receita diferente. As barquetes com salada de maionese e as batatas bolinha em conserva também faziam grande sucesso. 


A decoração das mesas ficava por conta dos docinhos. Hoje o brigadeiro ganhou uma nova roupagem e além de ser servido em copinhos, também ganhou diversos sabores. Mas na época era servido da maneira mais tradicional, em forminhas envolto em granulado. Junto com o brigadeiro estavam o beijinho, cajuzinho e o bicho de pé. Na mesa ainda tinham aqueles baleiros de alumínio recheados de balas de coco e gelatina de diversos sabores servidas em copinhos de café.

Essas são algumas idéias que você pode usar para preparar a sua festa dos anos 80.

Agora quer saber como fazer para preparar um bolo salgado, sanduíche de carne louca e conserva de batata com alecrim? Vamos então as receitas.

Bolo Salgado de Frango



Ingredientes:

- 1 pacote de pão de forma sem casca

- 1/2 xícara (chá) de azeite

- 1 cebola picada

- 2 tomates sem pele e sem sementes picados

- 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas

- 1kg de peito de frango cozido e desfiado

- 1 colher (sopa) de salsinha picada

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- Folhas de salsinha a gosto

- 3 colheres (sopa) de amido de milho

- 4 xícaras (chá) de leite integral

- 1 e 1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso

- 3 colheres (sopa) de mostarda amarela

- Folhas de salsinha para decorar

Preparo:

1 - Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola, o tomate e a azeitona. Acrescente o frango e refogue por mais 5 minutos. Junte a salsinha, o sal, a pimenta e misture. Reserve;

2 - Coloque, em outra panela, o amido de milho dissolvido no leite e leve ao fogo baixo, mexendo até que engrosse. Retire do fogo, junte o requeijão, a mostarda, o sal e misture;

3 - Em um refratário, intercale camadas de fatias de pão, frango e creme, finalizando com uma camada de creme. Leve à geladeira por 2 horas. Decore com salsinha.


Sanduíche de carne louca


Ingredientes:

- 2 kg de lagarto

- 1/2 xícara de óleo

- 3 dentes de alho bem picado

- 1 pimentão verde, 1 amarelo e 1 vermelho

- 3 cebolas grandes

- 6 tomates sem sementes

- 3 colheres de sopa de azeite

- 2 colheres de orégano

- 1 colher de sobremesa de pimenta do reino

- 1 e 1/2 xícara de salsinha

- Sal a gosto

- 1 litro de água

Preparo:

1 - Corte o lagarto em fatias de uns 4 a 5 cm sem limpar; Doure no óleo e cozinhe coma água, na panela de pressão por 40 minutos. Deixe esfriar um pouco e desfie bem, retirando as gorduras. Leve o líquido do cozimento à geladeira para a gordura se solidifique e possa ser retirada;

2 - Em uma panela grande, refogue o alho no azeite e acrecente metade da cebola e dos pimentões em cubos pequenos e deixe refogar 5 minutos. Adicione metade dos tomates em cubos pequenos e deixe até murchar um pouco. Coloque o restante das cebolas, dos pimentões e do tomate de deixe até estes últimos murcharem. Para não queimar vá colocando aos poucos o líquido do cozimento da carne. Acrescente a carne no final e adicione todos os temperos. Tampe e deixe cozinhar por mais 10 minutos;

3 - Corte os pães franceses e rechei-os com a carne.


Batatas em conserva


Ingredientes:

- 1 kg de batata bolinha

- 1 cebola grande picada

- 3 colheres (sopa) de alecrim picado

- 1/4 de xícara (chá) de vinagre

- 1/2 xícara (chá) de água

- 1 xícara (chá) de azeite

Sal e pimenta dedo-de-moça picada a gosto

Preparo:

1 - Lave bem as batatas e cozinhe na água com sal até ficarem macias e firmes. Escorra e deixe esfriar;

2 - Misture a cebola, o alecrim, o vinagre, a água, o azeite, o sal e a pimenta. Junte a batata, tampe o recipiente e deixe curtir no mínimo 3 horas antes de servir.

Dica: Quanto mais tempo curtida no molho, mais saborosa fica.


Quer fazer sua festa dos anos 80 sem trabalho, contrate-me clicando aqui.

Compre os artigos para sua festa dos anos 80 no site Magazine 25

4 comentários:

  1. Adorei essas receitas dos anos 80/90. Acredite ou não mas nas festas de casa faço os sanduiches de carne louca e as batatinhas. Todo mundo devora.
    Parabéns.
    Liliana Fazzano

    ResponderExcluir
  2. Adoro bolo salgado e faço sempre, minha turminha ama.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo bolo salgado, sanduiche de carne louca. Saudades dos anos 80

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

Related Posts with Thumbnails