sexta-feira, 26 de março de 2010

Bem vindos!!!

Olá galera!!!
Sei que existem milhares de blogs sobre gastronomia, mas como acho uma ferramenta bacana para a divulgação do meu trabalho e gostaria muito de compartilhar com todos vocês minhas receitas prediletas, dicas e outras coisinhas criei este cantinho para nos correspondermos.

Para começar vou compartilhar com vocês um momento muito feliz de minha vida, que aconteceu ano passado, mas precisamente dia 09 de novembro, mas que só foi publicada agora, espero que gostem.
 
CONCURSO DE RECEITAS COM AZEITE DE OLIVA ESPANHOL
 
 
 
Rafaella Giannini e Juarez Justo Lucas Jr, alunos da faculdade de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi são a dupla vencedora do Concurso de Receitas com Azeite de Oliva Espanhol, promovido pelo ICEX – Instituto Espanhol e Comércio Exterior e a ASOLIVA – Associacion Espanhola de la Industria y el Comercio Exportador del Aceite de Oliva entre estudantes das principais faculdades de gastronomia do país.

Organizado pela Sibaris Produções Gastronômicas, em setembro, o concurso visou o incentivo do uso do azeite de oliva da Espanha, estimulando os participantes a conhecer os vários tipos e suas melhores harmonizações e propiciando o desenvolvimento profissional dos alunos na elaboração de pratos com o produto.

Sabores campeões

O menu campeão, criado por Rafaella e Juarez, teve inspiração espanhola com ótima utilização das propriedades do azeite de oliva espanhol: Petiscos à Espanhola, Bacalhau Pil Pil com terra de azeitonas e Rabanada com figo flambado e creme catalão. Os dois integrantes da dupla foram premiados com um estágio de 30 dias no restaurante espanhol Echaurren no Hotel Echaurren, Ezcaray, Espanha sob comando do Chef Francis Paniego e sua mãe Marisa Sánchez.
O concurso aconteceu nas instalações do Centro Universitário Senac e teve como Comissão Julgadora: Marco Antonio Guimarães (Importadora D’Olivino, especializada em azeites), Flávio Miyamura (Restaurante Eñe), Tatiana Szeles (Restaurante Boa Bistrô), Felipe Ribenboim e Gabriel Broide (Restaurante Dois). As outras duas duplas finalistas foram: Marina Linberger dos Anjos e Marcela Garcia e Silveira (Senac) e Flavio Tomio Fuzinaga e Claudio César Cardoso Alonso (FMU).

Sobre o Hotel e Restaurante Echaurren

O hotel Echaurren (www.echaurren.com) está localizado no centro histórico de Ezcaray, um povoado serrano tranqüilo onde se pratica turismo rural, caça, ski, pesca e golf. Familiar, é dirigido pela quinta geração da família.

O principal conceito transmitido ao longo das gerações da família foi o de respeito ao produto. Em 1987 Marisa Sánchez recebeu o Premio Nacional de Gastronomía Al Mejor Jefe de Cocina e em 1982 o Premio Nacional de Mejor Restaurante de Hostal. Em 2001 decidiram criar o Echaurren El Portal, um restaurante de cozinha de vanguarda voltado para degustações.
O Chef Francis Paniego e sua mãe Marisa Sánchez estão à frente do restaurante. Francis, que cresceu em meio às panelas, cursou a Escuela de Hostelería da Madrid seguindo os passos do irmão Luis. Em 1999 recebeu o premio Biasoa quando foi eleito melhor jovem cozinheiro. Francis também foi campeão dos cozinheiros de La Rioja e subcampeão da Espanha. A estrela Michelin, única na região de La Rioja, foi concedida ao restaurante em 2004.

Maior do mundo

A Espanha, maior produtor de azeites do mundo, é destaque na gastronomia contemporânea mundial que tem como um dos pilares a cozinha de produto. O Azeite de Oliva Espanhol também é reconhecido como uma excelente gordura sendo a mais natural, dietética e saborosa delas. É rico em ácidos graxos monoinsaturados e também possui grande quantidade de ácido linoléico (Ômega 3) e ácido linolênico (Ômega 6).

Fonte: http://www.azeite.com.br/
Related Posts with Thumbnails